HK - Pessoas

Hong Kong registou o primeiro caso de gripe aviária H9N2 em quatro anos

mm
Written by Alan Chiu Tsang

Um homem de 86 anos foi diagnosticado em Hong Kong com a estirpe H9N2 da gripe aviária, tendo este sido o primeiro caso do género detetado em quatro anos na antiga colónia britânica, informou hoje a imprensa local.

hong_kong_bird_flu
O homem, natural de Hong Kong e residente na cidade chinesa vizinha de Shenzhen, atravessou no sábado a fronteira para a Região Administrativa Especial chinesa para procurar ajuda médica por sentir calafrios e tosse, tendo sido depois levado para o hospital de ambulância, de acordo com as autoridades de Saúde de Hong Kong, citadas pelo jornal South China Morning Post.

As mesmas fontes indicaram que as análises laboratoriais confirmaram na segunda-feira que o indivíduo estava infetado com gripe aviária, apesar de não ter estado em contacto direto com aves.

No hospital, o homem registou febre, tendo a sua situação clínica estabilizado. Mais de 50 funcionários da instituição de saúde onde foi atendido estão a ser monitorizados caso registem algum sintoma de gripe.

“Este caso não eleva muito o risco geral, mas é preocupante estarmos a observar recentemente vários subtipos de gripe aviária a infetar humanos de forma mais frequente”, afirmou o microbiologista da Universidade de Hong Kong, Ho Pak-leung, citado pelo South China Morning Post.

A transmissão entre humanos do vírus H9N2 ainda não foi provada.

Desde 1999 que Hong Kong registou sete casos deste vírus, dos quais dois foram importados da China continental, quatro foram infeções locais e um teve origem desconhecida, tendo o mais recente sido diagnosticado em 2009 e todos os indivíduos infetados recuperaram, segundo os dados do Departamento de Saúde da antiga colónia britânica.

About the author

mm

Alan Chiu Tsang

Alan is a freelancer photographer and author for FutureHandling.com. He also contributes to several other websites, including Magario and Magario's business partners.