HK - Pessoas

Casal rico chinês que tiver segundo filho terá que pagar 327 mil reais de multa

Como muitos sabem, na China adota-se a medida de um único filho. Casais que tem mais de um filho, segundo a lei, são obrigados a pagar uma multa.

Pais mais ricos em Shenzhen, China que planejam dar à luz a um segundo filho em Hong Kong ou no exterior podem ser multados em até 1 milhão de yuans (cerca de 327.410 reais), de acordo com um novo regulamento que entrará em vigor na terça-feira.

Mais detalhes sobre a nova política de Shenzhen  foram relatados pelo jornal Southern Metropolis Daily  na sexta-feira.

Os pais que ganham mais de 20.000 yuans por ano serão multados em 480.000 yuans, com um rendimento anual de 73.000 yuans serão multados em 220.000 yuans, e com rendimentos de mais de 500.000 yuans serão multados em 1 milhão de yuans, segundo o relatório.

A nova política se aplica a casais dos quais um ou ambos os parceiros são registrados como residentes de Shenzhen.

No passado, muitos pais optaram por dar à luz em Hong Kong ou no exterior para fugir das taxas de manutenção “sociais”. Mas agora eles seriam obrigados a pagar a pena ao registrar a residência permanente dos seus filhos, também conhecido como hukou em chinês, em Shenzhen.Eles também poderiam ser convidados a pagar a multa, se a criança viver em Shenzhen há mais de 18 meses nos últimos dois anos.

Com penas severas se aproximando, os pais ricos de Shenzhen estão debatendo formas possíveis de evitar as multas.

“Nós não estamos indo para registrar a criança hukou em Shenzhen “, disse Li, um pai de Shenzhen, que deu apenas um sobrenome. “Se registrar em nossa cidade rural, só vamos pagar uma multa de 10.000 yuans.”

Alguns outros pais em Shenzhen consideram atrasar o registro até que a criança ingresse na escola primária.

“Eles não pedem hukou em jardins de infância “, disse um dos pais.

“Vou tentar obter uma autorização de desemprego pra mim depois de eu dar à luz”, disse uma mãe grávida de Shenzhen. “Isso me permite pagar menos.”

About the author

Robson Hayashida

Robson Hayashida has over two decades of experience in the computer industry in product development, support, training, and e-marketing. Mr. Hayashida has been working on writing ColdFusion Web Application series, as well as multiple books on SQL, Regular Expressions, Java Server Pages, WAP, Windows development, and has recently being involved in multiple Meteor / MongoDB and Node.JS projects and more.